magisterio
INTRODUÇÃO
O presente relatório é uma síntese para relatar as experiências e vivências do estágio do 3° semestre do CURSO NORMAL EM NÍVEL MÉDIO- PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL.
O presente estágio de docência na Educação Infantil tem como objetivo, fazer uma reflexão das vivencias e diversos tipos de contextos, dentro do cotidiano e dos bastidores da Educação Infantil,
O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendizado. Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio em que vai atuar. O estágio funciona como uma “janela do futuro”. Deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”; um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade. O Estágio de regência tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre o mundo profissional ao possibilitar ao estagiário à oportunidade de observar a prática docente e o cotidiano escolar em instituições de educação infantil, realizando leituras e análises pertinentes ao contexto observado. A realização de estágios é incentivada como forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer a formação desenvolvida.
O Estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática, portanto, indispensável à formação profissional adequando essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar.
O Estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Desta forma, almeja-se fortalecer a relação entre teoria e prática, alicerçadas no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida