Magistério
Instituição: Centro Municipal de Educação Infantil Manoelina Fernandes
Professoras: Tia Alice
Data: 23/04/14
Público Alvo: 2° período (pré-escolar) 5 anos
Turno: Matutino
Eixo temático: Identidade e autonomia
Conteúdos:
Corpo humano
Diferença de gêneros
Sexualidade
Gravidez
Objetivo geral: Aprendizagem sobre a sua sexualidade.
Objetivos específicos:
Envolver professores e pais no trabalho de orientação sexual dos estudantes.
Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo (o próprio e o do outro).
Refletir sobre diferenças de gênero e relacionamentos.
Dar informações sobre gravidez, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Conscientizar sobre a importância de uma vida sexual responsável.
Metodologia:
Diferença de gênero
Baixar a calça e levantar a saia são sinais de curiosidade. Perguntar as crianças quem tem pipi? E quem não tem? Tem o quê? Dizendo que a vagina é o “pipi” das meninas. Estimulando um debate sobre o que é ser menino e menina. Escrevendo as respostas no quadro e conversando com a turma.
O corpo e o prazer
É normal que os pequenos toquem os genitais para ter prazer e conhecer o próprio corpo.será Proposta a descoberta de outras formas de satisfação na escola, como brincar na areia e na terra ou com água. Deixando-os explorar esses elementos no parque e incentivando-os a falar sobre o que sentiram e sobre as partes do corpo que dão prazer, inclusive o pênis e a vagina. Dizendo que é normal tocá-los, mas que essas são partes íntimas e, portanto, não devem ser manipuladas em locais públicos. Finalizando lembrando-as das outras maneiras de ter prazer na escola.
Relação sexual
Caso uma criança tenha visto uma cena de sexo na TV, certamente comentará com os colegas. Relacionaremos sexo, concepção e nascimento. Todos sabem como nasceram? Levantando as dúvidas e comentando que sexo é coisa de adultos. Mostrando bonecos que tenham pênis e vagina e deixe a garotada