Elementos Bióticos: SAPROFITISMO
Fatores bióticos são todos os organismos vivos presentes no ecossistema e suas relações.
Podem ser classificados em:
• Produtores: Organismos vivos autotróficos (produzem o próprio alimento). Conseguem produzir matéria orgânica a partir de matéria inorgânica ou mineral, utilizando-se de uma fonte de energia externa. Os seres fotossintetizantes como as plantas, as algas e algumas bactérias são exemplos de produtores. Representam o primeiro nível trófico.
• Consumidores: Organismos vivos heterotróficos (não produzem alimento), que dependem das substâncias orgânicas produzidas por outros organismos. São divididos em:
• Consumidores Primários: Herbívoros (alimentam-se dos produtores).
• Consumidores Secundários: Carnívoros (alimentam-se dos herbívoros).
• Consumidores Terciários: Carnívoros (alimentam-se dos carnívoros).
• Decompositores: Organismos vivos que decompõem matérias orgânicas em inorgânicas para obter energia. Este grupo inclui alguns fungos e bactérias.
SAPROFITISMO
É a designação dada em biologia aos organismos, entre os quais plantas, fungos e outros seres, que se alimentam absorvendo substâncias orgânicas normalmente provenientes de matéria orgânica em decomposição. As plantas saprófitas não possuem capacidade de fazer a fotossíntese.
Pertencem a este grupo a maioria dos fungos terrestres, algumas plantas vasculares modificadas e os gametófitos de muitas pteridófitas.
Estes fungos têm um importante papel na reciclagem dos nutrientes no meio ambiente, tal como muitas bactérias - que, no entanto, não são consideradas saprófitas, mas sim decompositoras, uma vez que transformam a matéria orgânica em inorgânica, ao invés de a transformarem em matéria viva como fazem as saprófitas.
Não confundir com as plantas parasitas ou epífitas que podem alimentar-se de substâncias orgânicas da planta hospedeira ou por ela segregada.
Neste artigo, "plantas" é utilizado como termo genérico, como era usado de acordo com a taxonomia de