MADES
Origem:
O conceito de desenvolvimento sustentável foi introduzido no inicio da década de 80, por Lester Brown, fundador do Woldwatch Institute, que definiu comunidade sustentável como o que é capaz de satisfazer as próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras. CAPRA (2003).
Outra contribuição importante para a vinculação da questão do meio ambiente à do desenvolvimento foi o relatório do Clube de Roma. O relatório, publicado sob o título ‘Limites do Crescimento’, em 1972, enfatiza principalmente:O aspecto relativo a escassez de recursos naturais, destacando a interdependência global e não sustentabilidade do crescimento econômico sem limites, tendo em vista o esgotamento dos recursos naturais, as dificuldades irreversíveis do meio ambiente (KITAMURA apud SOUZA, 1994, pág. 4).
A Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano, realizada em Estocolmo em 1972 é considerada por muitos como um marco nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Muito embora esse termo ainda não tivesse aflorado nos debates que ali se desenvolveram foi a partir dessa conferência que o caráter pluridimensional e interdisciplinar do tema e a estreita correlação entre desenvolvimento e qualidade de vida são reconhecidos (VIEIRA apud SOUZA, 1994).
Breve histórico: (pedronha pegar a imagem desse site e colocar no slide) - http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_sustent%C3%A1vel
Ao longo das ultimas décadas, vários têm sido os acontecimentos que marcam a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável, de acordo com os progressos tecnológicos, assim como do aumento da consciencialização das populações para o mesmo.
A criação do Clube de Roma, em 1968, reuniu pessoas em cargos de relativa importância em seus respectivos países e visa promover um crescimento económico estável e sustentável da humanidade.
O Relatório Brundtland, Our Common Future, preparado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento