Madeiras
Madeiras
A madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pelo homem, provém do tronco e dos ramos das árvores. A madeira é uma matéria-prima importante e versátil em vários sectores da actividade humana, pois pode ser aplicada a diversas situações principalmente ma construção.
Tipos de Madeira
Existem dois tipos de madeiras: as naturais e as transformadas. As naturais são as que não sofrem qualquer transformação antes de serem utilizadas, ao contrario das transformadas que sofrem várias alterações.
Madeiras transformadas
É um processo em que ocorre a reaglomeração de fragmentos cada vez menores, dando origem a vários tipos de madeiras transformadas .
1. Contraplacado é um derivado da madeira, constituído por camadas de madeira fina, sobrepostas e coladas umas às outras com os veios cruzados.
2. Prensado ou platex é um derivado da madeira, formado por uma mistura de cascas de árvores com cola e posteriormente prensada.
3. Aglomerado é um derivado da madeira, formado por aparas de madeira e cola que são prensadas a altas temperaturas. Óptima estabilidade dimensional e tem baixa resistência à humidade.
4. Folheado é um derivado da madeira, constituído por lâminas muito finas e madeira.
5. MDF é a designação em português para Placa de Fibra de Madeira de Média Densidade. Esta madeira é fabricada através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. Apresenta boa estabilidade dimensional e é normalmente utilizada em ambientes secos.
6. OBS é produzido a partir de madeira reflorestada, geralmente de Pinus, emulsão parafínica e resinas resistentes à humidade e agua. O OBS é um painel de madeira composto a partir de três a cinco camadas cruzadas de tiras de madeiras orientadas, produzido a partir de madeira. É mais resistente à humidade e é ecologicamente mais eficiente.
Propriedades Físicas
1. Humidade
O teor de humidade na madeira tem uma