Madeiras
Podemos assegurar que a madeira por suas características econômicas, técnicas e estéticas, é um material excepcional e matéria prima de múltiplo aproveitamento, por apresentar grande variabilidade. Estas características peculiares à madeira dificilmente serão apresentadas em conjunto por outros tipos de materiais.
A madeira foi um dos primeiros materiais a serem utilizados pelo homem, para fins de esforços como resistência à compressão e à tração.
No Brasil, a utilização da madeira como material de construção ainda é muito reduzido, principalmente se levarmos em conta a grande disponibilidade de matéria prima. Existe um grande bloqueio no uso da madeira nas construções tanto do ponto de vista do consumidor como também dos órgãos governamentais, tais como: Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, FATMA, Instituto Chico Mendes.
Construções cujos modelos são executadas em alvenaria e concreto busca-se a madeira para uso provisório ou secundário como acessório, sendo utilizada como fôrmas para concreto, andaimes e escoramentos.
A madeira com o passar dos anos tem sido substituída por materiais de maior tecnologia, os quais se desenvolveram tornando-os mais eficientes e econômicos. Porém a madeira jamais perderá a sua importância como material de construção, pelo fato de ser renovável. As florestas, plantadas ou nativas, atendem as necessidades do mercado e continuarão atendendo se receberem o manejo e a preservação florestal apropriada.
A tecnologia da madeira ainda não evoluiu muito desde o início de sua exploração e uso. Isto pode ser explicado provavelmente pela grande disponibilidade e facilidade de acesso a este tipo de material. Como resultado, enquanto o homem analisa e desenvolve outros tipos de materiais, aperfeiçoando suas características e parâmetros recomendáveis para o seu uso, a madeira na maioria das vezes é utilizada de forma inadequada, como consequência apresentando desempenho insatisfatório. Este resultado insatisfatório envolve ainda