Etica
_ Estabelece um dever, uma obrigação, um compromisso.
_ Fundamento: o ser do próprio homem!!!
Há uma exigência de que o homem se realize ontologicamente para posteriormente realizar-se a partir de outras derivadas do comportamento.
Profissionalmente;
Culturalmente;
Socialmente;
1. O que sou? - o que devo fazer?
O objetivo da ética é indicar rumos, apontar horizontes para a realização humana e isso se traduz no aperfeiçoamento do ser.
A ética antecede códigos, leis... analisa a validade destes para o ser humano. A partir daí o homem vai aperfeiçoando-se.
A ação vinculada á ética promove a tradução do ser (sentido ontológico).
A EXISTÊNCIA ÉTICA
Senso moral – modo de avaliarmos nossas ações e a dos demais, pautadas no critério de justiça e injustiça, certo e errado, grandeza, dignidade, integridade, sentimentos de angústia e aflição, vergonha, culpa, remorso, contentamento, amor, dúvida, ódio, medo diante de situações conflitantes.
Consciência moral – refere-se a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros.
Tanto o senso moral como a consciência moral referem-se a valores que conduzem a ações voltadas para si e para os outros.
Os valores variam, porém, os conteúdos destes referem-se a um valor mais profundo, o bom ou o bem.
Os sentimentos e as ações que brotam destes também se referem a algo mais profundo: nosso desejo de afastar a dor e o sofrimento, de alcançar a felicidade.
Senso e consciência moral – referem-se aos sentimentos de angústia, de alegria, de gratidão, de fraqueza, de dor, de benevolência, decisões e ações referentes ao bem e o mal, ao desejo de felicidade e ao exercício de liberdade. Referem-se às relações que mantemos com os outros → são constitutivos da nossa existência subjetiva.
Juízo de fato e juízo de valor
Juízo de fato – diz o que as coisas são como são e por que são.
Juízo de valor –