madeiras e Vidros
Desde os tempos antigos, a madeira é utilizada de diversas formas a fim de ajudar no bem-estar do homem. Seja de maneira funcional, fazendo parte de estrutura de casas, cobertura e proteção contra fenômenos naturais, tornando-se lenha para uma fogueira, ou de maneira decorativa, tomando a forma de mesas, cadeiras e outros móveis.
Por ser um material naturalmente resistente e relativamente leve, a madeira é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. O que se verifica é o aperfeiçoamento das técnicas de construção com esse material, que atrai não só pela beleza, mas também pelo isolamento térmico e acústico que proporciona, por sua resistência e até diminuição dos custos da obra.
A madeira é um dos materiais mais utilizados em arquitetura e engenharia civil. Nos seus diferentes modos de utilização, a madeira pode ser usada de forma definitiva utilizada nas estruturas, coberturas, acabamento interno da casa, nas esquadrias (porta e janelas), nos forros e nos pisos ou de uso temporário, como: Fôrmas para concreto, andaimes e escoramentos.
É necessário se preocupar com a aparência da madeira, observando se não possui rachaduras, fungos ou nós que comprometam sua resistência.
Principal uso da madeira na Construção
Construção civil pesada
Interna: Engloba as peças de madeira serrada na forma de vigas, caibros, tesouras, colunas, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de cobertura, onde tradicionalmente era empregada a madeira de peroba-rosa.
Construção civil leve
Externa e Uso temporário: Reúne as peças de madeira serrada na forma de tábuas e pontaletes empregados em usos temporários (andaimes, escoramento e fôrmas para concreto) e as ripas e caibros utilizadas em partes secundárias de estruturas de cobertura.
‘
Interna, decorativa: Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada, como