madeira
Madeiras
Madeira compensada laminada: O compensado é um material confeccionado a partir de madeira seca natural (Pinus), ou por secagem forçada em estufa, originária de reflorestamento ou não, e sendo confeccionada por meio da colagem de peças obtidas com o simples das peças.
O laminado é obtido através de diversas lâminas de madeira de mesma espessura, que são coladas geralmente utilizando resina fenólica, em camadas umas sobre as outras com os veios da madeira colocados perpendicularmente aos da camada anterior. O numero de camadas de lâminas é um fator determinante para a capacidade de tração e isolamento, quanto maior o numero de camadas maior a resistência.
Geralmente utilizado na fabricação de imóveis, portas e outros objetos de uso residencial.
MDF (Medium Density Fiberboard): O MDF ou “placa de fibra de madeira de média densidade” é um material uniforme, plano e denso. Principalmente empregado em móveis, é um ótimo substituto da madeira, em exceção para quando precisa-se de maior rigidez.
O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. A madeira é desfibrada e os mesmos são cozidos no vapor e pressão, se separando uniformemente. Após esse processo as fibras são ligadas com resinas e passam por um processo de calor e prensagem que lhe da o tamanho desejado.
Oferecido ao mercado com basicamente 3 tipos de acabamento, são eles: chapas cruas, chapas com revestimento laminado de baixa pressão e chapas com revestimento finish foil, e as espessuras veriam de 3mm até 60mm, sendo as mais grossas utilizadas em elementos estruturais ou decorativos de arquitetura e móveis.
Um dos principais usos do MDF é na indústria moveleira. Frequente como componente de móveis para partes que requerem montagem, como por exemplo: componentes frontais, internos e laterais de móveis, fundos de gaveta, tampos de mesa e caixas de som.