macunaima
O espaço é brasileiro como São Paulo ,Amazônia entres outros estados brasileiros e também tem alguns países do exterior .
NARRADOR
A historia tem o foco narrativo em primeira pessoa com o narrador personagem ausente, pois isto é comprovado só na última parte do livro que é o Epilogo. Mas a historia parece ser mais em terceira pessoa, com narrador observador das aventuras de Macunaíma, o capítulo 9 "Carta pras icamiabas" mostra ter um narrador personagem que é Macunaíma.
TEMPO: é o cronológico mas não é definido na historia.
ENREDO: Macunaíma nasce e já manifesta sua principal característica: ai que preguiça. O herói vive às margens do mítico rio Uraricoera com sua mãe e seus irmãos, Maanape e Jiguê, numa tribo amazônica. Após a morte da mãe, os três irmãos acabam viajando para vários lugares em busca de aventura. Macunaíma encontra Ci, Mãe do Mato, rainha das Icamiabas. Depois de dominá-la, com a ajuda dos irmãos, faz dela sua mulher, tonando-se assim imperador do Mato Virgem. O herói tem um filho com Ci e ele acaba morrendo, ela morre também e é transformada em estrela. Antes de morrer dá a Macunaíma um amuleto, a muiraquitã , ele perde o amuleto ,que vai parar nas mãos de Venceslau Pietro Pietra, o gigante Piaimã, comedor de gente. Como o gigante mora em São Paulo, Macunaíma e seus irmãos vão para lá, na tentativa de recuperar a muiraquitã. Após falhar com o plano de se vestir de francesa para seduzir o gigante e recuperar a pedra, Macunaíma foge para o Rio de janeiro. Lá encontra Vei, a deusa sol, e promete casamento a uma de suas filhas, mas namora uma portuguesa e enfurece a deusa. Depois de muitas aventuras por todo o Brasil