Macrominerais
Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. Eles são tão importantes quanto ás vitaminas e, sem eles, o nosso organismo não realiza, de forma eficaz, as funções metabólicas.
Existe grande variedade de minerais em nosso organismo. Eles representam 4% a 5% do peso corpóreo, e são divididos em dois grupos: os macrominerais e microminerais. Os macrominerais são aqueles que o organismo necessita em grandes quantidades, o equilíbrio desses nutrientes é fundamental para a saúde, pois o excesso de um pode resultar na falta de outro, suas funções principais estão ligadas a estrutura e formação dos ossos, regulação dos fluídos corporais e secreções digestivas. O organismo humano necessita desses nutrientes em quantidades superiores a 100 mg por dia. Dos macrominerais, destaca-se: cálcio, fósforo, magnésio, cloreto, sódio e potássio.
2.OBJETIVO
Estudar as funções, carências, fontes alimentares, toxidade, necessidades diárias e biodisponibilidade dos macrominerais no organismo humano.
3. MAGNÉSIO O magnésio é um mineral do meio intracelular que apresenta um papel fundamental em várias reações biológicas.
O ser humano adulto contém aproximadamente 20 a 28 gramas de magnésio. Aproximadamente 60% é encontrado nos ossos, 26% nos músculos e o restante nos tecidos moles e líquidos corporais.
A taxa de absorção de magnésio varia de 24% a 85%.o restante é excretado principalmente nas fezes. O rim eficientemente conserva o magnésio. A reabsorção renal tende a variar inversamente com a do cálcio. A presença de gorduras, fitatos e cálcio diminui a absorção de magnésio. Conforme é reduzida a ingestão dietética de cálcio, aumente a absorção de magnésio.
O magnésio e o cálcio, tendo funções similares podem antagonizar – se. Uma quantidade excessiva de magnésio inibirá a calcificação óssea, e uma quantidade excessiva de cálcio