Macroeconomia
A atividade econômica se define a partir da interação de complexas variáveis. Dadas as limitações do espaço geográfico e dos meios naturais, ela é influenciável por fatores antropológico-culturais, pelo ordenamento político, pelo progresso tecnológico e pelo imprevisível comportamento dos diferentes grupos sociais de que se constituem as ações. Procurar compreender, em toda sua extensão, esses eixos de sustentação é a tarefa mais importante dos que se dedicam à economia.
Denise Flouzat (Économie contemporaine)
Texto elaborado para disciplinas de graduação da EESC-USP São Carlos (SP) 2
MACROECONOMIA Daisy A. N. Rebelatto A COMPREENSÃO DA ECONOMIA
As ciências sociais ocupam-se dos diferentes aspectos do comportamento humano. Podem ser também caracterizadas como ciências do comportamento ou, alternativamente, como ciências humanas. Compreendem áreas distintas, a medida que se possam diferenciar, por sua natureza, os diferentes aspectos da ação do homem com os quais cada uma delas se envolve.
A ciência política trata das relações entre a nação e o Estado, das formas de governo e da condução dos negócios públicos. A sociologia ocupa-se das relações sociais e da organização estrutural da sociedade. A antropologia cultural volta-se para o estudo das origens e da evolução, da organização e das diferentes formas de expressão cultural do homem. A psicologia ocupa-se do comportamento do homem e de suas motivações, valores e estímulos. Ao direito cabe fixar, com a precisão ditada pelos usos, costumes e valores da sociedade, as normas que regularão os direitos e as obrigações individuais e sociais. E a economia que, como as demais áreas, abrange apenas uma fração das ciências sociais, compete o estudo da ação econômica do homem, envolvendo essencialmente o processo de produção, a geração e a apropriação da renda, o dispêndio e a acumulação.
À semelhança do que ocorre com os demais ramos das ciências sociais, não se