INFLUÊNCIA DO BIOREGULADOR “STIMULATE” NO ÍNDICE DE VELOCIDADE DE GERMINAÇÃO (IVG) DE SEMENTES DE MILHO SUPERDOCE CV. ARUBA
963 palavras
4 páginas
INFLUÊNCIA DO BIOREGULADOR “STIMULATE” NO ÍNDICE DE VELOCIDADE DE GERMINAÇÃO (IVG) DE SEMENTES DE MILHO SUPERDOCE CV. ARUBARafael de Freitas Pessanha1; Alex Menzel1; Bruno Freitas1; David Côrtes Leonel1; Jhulieni Amanda Ribeiro1; Layd Dyane dos Santos Silva1; Priscila Andreia Campos ; Anderson Vieira Santos
Introdução
Reguladores de crescimento são substâncias naturais ou sintéticas com ação semelhante à dos hormônios vegetais, que podem ser aplicadas diretamente nas plantas para alterar seus processos vitais e estruturais (LACA-BUENDIA, 1989).
O biorregulador Stimulate® é regularmente utilizado para promover o crescimento inicial de plântulas de espécies cultivadas, como por exemplo, a soja (Glycine max (L.) Merril) (SANTOS, 2009), sendo o mesmo formulado com a seguinte concentração de fitohormônios: cinetina (citocinina) 0,009%, ácido giberélico (giberelina) 0,005% e ácido 4-indol-3-ilbutírico (auxina) 0,005%. Na maioria dos casos, o uso de reguladores de crescimento na fase de germinação melhora o desenvolvimento das plântulas, acelerando a velocidade de emergência (LOPES et al., 2008.).
O milho superdoce (Zea mays L.) ou milho doce é classificado como especial e destina-se exclusivamente ao consumo humano (LOPES et al., 2012). Atualmente busca-se melhoras na capacidade produtiva e adaptação dessa variedade as demais regiões do Brasil, tendo em vista que sua produção concentra-se nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Pernambuco (KWIATKOWSKI et al., 2007).
Portanto, estudos a cerca da eficiência desses hormônios na produção de milho superdoce podem ser importantes no aumento da produtividade dessa cultura.
Objetivo
Objetivou-se nesse trabalho avaliar o efeito do bioregulador Stimulate® no índice de velocidade de germinação (IVG) em sementes de milho híbrido superdoce cv. Aruba® em ambiente controlado.
Material e Métodos
O experimento foi realizado no mês de abril de 2014, nas dependências do