Macroeconomia
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos: (Mochon, 1994, p.07).
A macroeconomia, para analisar o funcionamento da economia, centra-se no estudo de uma série de variáveis - chave que lhe permitem estabelecer objetivos concretos e desenhar a política macroeconômica.: (Mochon. 1994. P.174).
Para Mochon (1994, p.174), a macroeconomia ocupa-se das causas e dos custos para a sociedade do crescimento do nível geral de preços , isto é da inflação, bem como das possíveis soluções e conseqüências políticas a serem tomadas, as porcentagens muito elevadas de desemprego também é um fator muito afetado para os indivíduos, o desemprego supõem um desperdício de recursos.
A macroeconomia estuda as causas do crescimento da produção. Quando uma economia experimenta um crescimento notável, criam-se muitos empregos novos e bem estar geral dos indivíduos cresce. O contrário ocorre quando a economia não