Macroeconomia
Outubro de 2013
Resumo
Este relatório tem como assunto principal o mercado de trabalho em Portugal, tendo como principal função dar a conhecer um pouco mais sobre as características atuais deste mercado e quais as suas principais falhas.
Ao longo deste relatório, recorrendo a estatísticas reais, serão analisadas uma a uma as principais características deste mercado de forma a compreender como está a nossa economia.
Palavras-chave: População ativa; Desemprego; Salário mínimo;
Subsídio de desemprego;
1. Introdução
O mercado de trabalho é caracterizado por um modelo típico de procura e oferta de um dado bem (neste caso de mão-de-obra), em que a oferta é realizada pela população ativa que oferece a sua disponibilidade para trabalhar e a procura é realizada pelas empresas (ou entidades empregadoras) que procuram pessoas para cumprirem determinadas funções.
Como qualquer modelo de oferta-procura, este encontra-se em equilíbrio quando há uma igualdade entre ambas as partes e encontra-se em desequilíbrio quando tal não se verifica.
São vários os motivos que podem levar ao desequilíbrio do mercado de trabalho, como por exemplo a existência de um salário mínimo superior ao salário de eficiência. Quando tal se verifica há um grupo de população ativa que estaria disposto a trabalhar por um salário mais baixo mas tal não é possível devido às leis existentes.
Imagem1. População Ativa em Portugal
Uma vez em desequilíbrio o mercado tenderá a voltar para o pleno emprego, no entanto este processo pode ser bastante demorado e custoso para a sociedade
2. Mercado de trabalho Português
Das características do mercado de trabalho há várias que se destacam dada a sua importância na actualidade. A quantidade de pessoas que integram a população ativa, o nível de desemprego desta população, os salários mínimos (quando existam), os salários médios e os subsídios médios