Macroeconomia
A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:
• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
A Região do Vale do Paraíba, como também todo o Estado de São Paulo está com o mercado imobiliário em alta. A procura por financiamentos de imóveis só aumentam. Os motivos já são conhecidos como: facilidade de compra com taxas de juros atraentes, e uso do FGTS, oferta de imóveis a preços acessíveis. Tudo isso traz um estímulo para as pessoas de conseguirem realizar o sonho da casa própria, e assim se livrar do aluguel, que é um dinheiro investido e sem retorno. A Macroeconomia está diretamente ligada a esses fatores, pois os consumidores precisam estar com uma vida financeira estabilizada para que possam entrar nos financiamentos. E tais investimentos se devem a economia estável e a baixa remuneração do mercado financeiro. Mesmo com certo aumento da taxa selic, isso não influenciou nos imóveis.