Tecido Conjuntivo
Tecido conjuntivo frouxo, Tecido conjuntivo denso, Tecido conjuntivo hematopoiético e Tecido conjuntivo adiposo. Além da função de preenchimento dos espaços entre os órgãos e manutenção, toda a diversidade do tecido conjuntivo em um organismo, desempenha importante função de defesa e nutrição.
2. Cite os componentes dos tecidos conjuntivos.
Os componentes do tecido conjuntivo podem ser divididos em três classes: Células, fibras e substância fundamental.
3. Classifique os tipos de fibras encontradas no tecido conjuntivo e a composição de cada tipo.
Colágeno > fibras mais frequentes do tecido conjuntivo, formada pela proteína colágeno de alta resistência (coloração esbranquiçada);
Elásticas > fibras formadas fundamentalmente pela proteína elastina, possuindo considerável elasticidade (coloração amarelada);
Reticulares > fibras com reduzida espessura, formada pela proteína chamada reticulina, análoga ao colágeno.
4. Explique a origem das células do tecido conjuntivo.
Algumas células deste tecido são produzidas localmente e permanecem no tecido conjuntivo; outras, tais como os leucócitos, vêm da medula óssea e podem habitar temporariamente o tecido conjuntivo.
5. Explique as seis funções dos tecidos conjuntivos.
Apesar de muitas funções serem atribuídas aos tecidos conjuntivos, suas funções básicas incluem: Fornecer suporte estrutural, servir de meio para trocas, ajudar na defesa e na proteção do corpo, funcionar como local para armazenamento de gordura.
6. Sobre o tecido conjuntivo reticular: qual a sua composição e onde é encontrado.
É formado por fibras reticulares e por células reticulares (fibroblastos que produzem fibras reticulares). Encontra-se nos órgãos que formam as células do sangue (medula óssea).
7. Cite a função da medula óssea e sua localização.
A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos