macroeconomia
Uma vez que a empresa opere no âmbito macroeconômico, é de suma importancia que o Administrador Financeiro esteja ciente de sua estrutura institucional. Precisa também estar ciente das consequências de diferentes níveis de atividade econômica e mudanças na política econômica que afeta diretamente sua decisão.
Sem compreender o funcionamento do amplo ambiente econômico, o Administrador Financeiro não possui sucesso financeiro para a empresa. Deve se atentar as conseqüências de uma política monetária mais restritiva sobre a capacidade da empresa obter recursos e gerar receitas. Precisa ainda conhecer as várias instituições financeiras e saber como estas operam para poder avaliar os canais potenciais de investimento e financiamento.
As teorias microeconômicas nos da base para a operação eficiente da empresa. Tem como objetivo definir as ações que permitirão à empresa obter sucesso. Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro são extraídos da teoria Microeconômica. Questões relativas à composição de fatores produtivos, níveis “ótimos” de vendas e estratégias e determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias do nível Microeconômico.
A mensuração de preferências através do conceito de utilidade, risco e determinação de valor está fundamentada na teoria Microeconômica. As razões para depreciar ativos derivam desta área da Economia, a análise