trabalho contabil
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA E
ANÁLISE DO PONTO DE EQUILIBRIO
Trabalho apresentado na disciplina de Contabilidade de Custos, do Curso de Administração, da Universidade de Santa Cruz do Sul, sob a orientação do professor Ricardo Andre Machado.
Venâncio Aires, 26 de junho de 2013.
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Dentre as atribuições gerenciais de maior relevância no ambiente empresarial, destacam-se as decisões de preços de venda, dado seu caráter estratégico para o sucesso das organizações. Com o crescente acirramento da competitividade empresarial, a garantia de sobrevivência das organizações passou a exigir o contínuo monitoramento das necessidades do mercado. Sobrevivem aquelas que possuem maior capacidade de adaptação às mudanças impostas pelo mercado, mediante oferta de produtos ou serviços que satisfaçam os clientes, cada vez mais exigentes.
Nesse contexto de grande concorrência, as decisões sobre preços de venda assumem posição de destaque nas organizações, sendo apontadas pelos gestores como das mais difíceis de lidar, haja vista que uma boa determinação de preços poderá levar ao desenvolvimento e ao lucro, enquanto que uma má determinação poderá levar a empresa a situações difíceis, inclusive a inviabilidade do negócio.
Encontramos na literatura sobre custos, através de várias citações, que a correta determinação de preços impõe como condição, um detalhado conhecimento dos custos. Esta é uma afirmação mais do que natural, afinal é por meio das informações acerca dos custos, como também do rateio de todas as despesas da empresa que se chega ao valor de produção, não se devendo esquecer, é claro, de adicionar a porcentagem de lucro desejada.
Conforme Cogan (1999), historicamente o preço de venda foi determinado adicionando-se o lucro aos custos. Assim, lucro será representado em função do valor relativo ao preço aceito menos os custos e despesas [L = P – (C + D)]. Desta forma, as