Macroeconomia
A macroeconomia estuda a economia analisando a renda, produto, emprego e desemprego, nível geral dos preços e outros. A teoria macroeconômica preocupa-se mais com aspectos de curto prazo, analisando também os grandes agregados, preocupando-se com a trajetória de longo prazo da economia.
Os objetivos da teoria macroeconômica são o alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa, crescimento econômico. No Brasil as metas de crescimento tem se mostrado conflitantes principalmente ao fator educacional, com a maioria da mão-de-obra com baixa qualificação e com baixos rendimentos.
Decidir que estratégia econômica implementar e qual o objetivo prioritário pertence mais ao âmbito do poder político.Cabe aos economistas apresentar os custos e os benefícios de cada alternativa de política econômica, mas a decisão final sobre qual caminho percorrer pertence aos políticos.
A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego com baixas taxas de inflação e com uma distribuição de renda justa. Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são as políticas fiscal, monetária, cambial, comercial e de rendas.
A estrutura básica do modelo macroeconômico compõe-se de cinco mercados:
Mercado de bens (esse mercado determina o nível de produção agregada bem como o nível geral de preços).
Mercado de trabalho (admite-se a existência de um único tipo de mão-de-obra)
Mercado monetário (demanda de moeda, a demanda e a oferta de moeda determinam a taxa de juros)
Mercado de títulos ( o mercado de títulos é incluído no modelo macroeconômico básico para que seja analisado o papel dos agentes econômicos superavitários e deficitários ).
Mercado de divisas (A oferta de divisas depende das exportações e da entrada de capitais financeiros, enquanto a demanda de divisas é