Crase
Definição: quando dois “as” se encontram, a preposição “a” e o artigo feminino “a”, em vez de ficarem lado a lado, um sobrepõem-se ao outro. Por isso a gramática recomenda que se coloque um sinalzinho (acento grave “`” em cima dessa sobreposição, para que todo mundo saiba que são dois “as”, embora só se enxergue um.).
Exemplo:
a) Dei um livro aa menina. ( Dei um livro à menina.
OS SETE PECADOS MORTAIS DA CRASE:
Observação: parta sempre do princípio de que só pode haver crase se pudermos provar que a preposição “a” e o artigo “a” se encontraram e se sobrepuseram.
I PECADO: ANTES DE PALAVRA MASCULINA Ele está no Rio a serviço. ( Esse “a” é apenas uma preposição. Não existe o artigo “a” sobreposto a ela, porque é um absurdo admitirmos um artigo feminino a frente de uma palavra masculina.
II PECADO: ANTES DE ARTIGO INDEFINIDO
Chegamos a uma boa conclusão. ( Esse “a”, novamente, é apenas uma preposição. Não existe o artigo “a” sobreposto a ela, porque é absurdo admitirmos que se use um artigo definido e um indefinido ao mesmo tempo para uma mesma palavra.
III PECADO: ANTES DE VERBO
Fomos obrigados a trabalhar. ( Esse “a” é preposição, porque não existe artigo feminino antes de verbo.
IV PECADO: ANTES DE EXPRESSÃO DE TRATAMENTO
Trouxe uma mensagem a Vossa Majestade. ( Esse “a” é apenas uma preposição. Não existe artigo sobreposto a ela, porque, em português, não se emprega artigo antes de expressão de tratamento.
Nota: quando falamos em expressão de tratamento, referimo-nos, exclusivamente, as formas diante das quais se costuma usar o possessivo “SUA” ou o possessivo “VOSSA”.
V PECADO: ANTES DE PRONOMES PESSOAIS, INDEFINIDOS E DEMONSTRATIVOS
Nota:
Pronomes Pessoais: Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles.
Pronomes Pessoais Oblíquos: Me, Te, Lhe, Nos, Vos, Se, Mim, Ti, Si.
Pronomes Indefinidos: Alguém, Algum, Qualquer. ( Veja bem: aquela, aquilo, aquele, não são indefinidos, pois fazem referencia a alguém ou alguma coisa.
Pronomes