Intertextualidade
Intertextualidade (Tarsila do Amaral)
Quarto ano
OBJETIVOS
Conhecer a vida e obra da artista.
Perceber as diferenças entre as fases de seu trabalho.
“As crianças aprendem no colorido. Pois na cor, como em nenhum outro lugar a contemplação está em casa”.
Compreender como se estabelecem as relações entre textos verbais e imagens.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conduzir o aluno ao desenvolvimento de atitudes críticas diante do próprio texto e instigá-lo a descrever verbalmente a linguagem da tela por meio de associações de i- deias, a fim de revisá-lo e reescrevê-lo.
• Ter a ilustração como:
Enigma: Para demonstrar a existência de uma relação desafiante e ambígua entre formas e significados, para tanto usaremos as obras de Tarsila do Amaral: A Negra, Carnaval em Madureira, Morro da Favela, EFCB, O Mamoeiro, São Paulo, O Pescador, O Abaporu, Operários.
Forma de acesso à narrativa: A ilustração não pode ser caracterizada apenas como um complemento para a leitura da obra. As duas linguagens atuam na sensibilidade e na cognição do leitor para a concretização da leitura.
Fazer relações entre a ilustração e o leitor, pois a ilustração, a partir da relação que ela estabelece com a palavra e com o leitor, pode orientar este na concretização da leitura e pode ser vista em confluência com a linguagem verbal, ampliando as possibilidades semânticas, segundo o filósofo alemão Walter Benjamin“ As crianças aprendem no colorido. Pois na cor, como em nenhum outro lugar a contemplação está em casa”. Para estabelecer essas relações, usaremos a bibliografia de Tarsila do Amaral e telas da sua obra.
COMPETÊNCIAS
• Compreender as mensagens orais e escritas dos gêneros: tela, bibliografia e a frase de Walter Benjamin ; atribuindo sentido aos textos.
• Demonstrar domínio de linguagem oral em diferentes situações de interação social.
• Produzir textos escritos de diferentes gêneros demonstrando conhecimentos das re-gularidades do sistema