Macroambiente
O macro ambiente corresponde à busca por parte da empresa por novas oportunidades de mercado, em que elas procuram reconhecer as necessidades e as tendências não atendidas das pessoas, prospectando assim a lucratividade.
Necessidades e tendências
Algumas empresas ou pessoas empreendedoras buscam soluções para as diversas necessidades não atendidas (Kotler,Keller, 2006). Citam exemplos de empresas que criaram produtos ou serviços para atender as diversas necessidades. Um exemplo disso é o caso da FedEx, criada na intenção de suprir a necessidade de entregar uma encomenda em até 24 horas.
São muitos os casos de empresas que inovam a fim de atender os interesses do seu publico alvo ou atingir novos mercados. Com isso sujem também o modismo, tendências e megatendências, em que o modismo é um período de curta duração sem nenhuma explicação política, social ou econômico. Com relação às tendências essas sim são mais duradoras, e oferecem muitas oportunidades, através da analise de alguns mercados que já existem ou podem vim a existir. Já as megatendências, possuem grandes influencias sociais, políticas e econômicas, que são construídas lentamente e uma vez estabelecidas podem durar em torno de sete a dez anos.
As empresas, os clientes e fornecedores estão sujeitas seis forças, onde as mesma, não pode ser controladas, onde precisam de monitoramento e reação por parte da empresa. Essas seis forças são as demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, político-legal e sociocultural.
Ambiente demográfico
Uma das principais forças demográficas que os profissionais de marketing monitora são as pessoas. Eles consideram alguns fatores relevantes como: o tamanho e a taxa de crescimento da população de diferentes cidades, regiões e países, distribuição de faixa etária e sua etnia, como também o grau de instruções, padrões familiares e as diferentes regiões e suas movimentações.
Crescimento da população
Nos últimos anos se