Macro e Microeconomia
Este trabalho foi elaborado com o intuito de explorar os assuntos em relação a macroeconomia e a microeconomia dentro do campo administrativo visando apresentar algumas de suas diferenças e pontos similares.
Métodos quantitativos em diversos graus de complexidade juntos na formação de uma visão abrangente, e o conceito de ética empresarial, que conclui fatores para a manutenção de um sistema empresarial.
Explorar e proporcionar abordagens relacionadas aos problemas de consumismo populacional, ações sociais e o posicionamento social realizados tanto pelas empresas no ambiente capitalista quanto consumista.
1.1 Macroeconomia e microeconomia
O conceito economia refere-se a “ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos”. Esta por sua vez, é dividida em duas formas, a macroeconomia e a microeconomia. A macroeconomia estuda toda a economia em si, visando melhorar o ambiente empresarial em que se tomam decisões sobre negócios, promovendo debates relacionados a política econômica, compreendendo e definindo o a posição da política monetária, tendo como variáveis as centrais de inflação, taxa de juros e taxas de câmbio. Já a microeconomia estuda as escolhas e a forma como estas, possam afetar o mercado. Permite a interação dos agentes econômicos no mercado, definindo a otimização das escolhas realizadas pelos indivíduos que buscam alcançar seus objetivos.
Uma das variáveis da macroeconomia é a inflação, que é o aumento constante e generalizado do aumento dos preços, podendo ainda ser dividida em dois conceitos.: a inflação da demanda que é quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível, e a inflação de custos, que associa-se à inflação de oferta onde nível da demanda permanece e os custos aumentam. Destacam-se ainda dois, de vários fundamentais e medidores de inflação, o Índice