Fatores etiologicos
Hoje em dia cerca de 35% das meninas e 32% dos meninos sofrem com a obesidade. No ano de 1970, os dados eram de apenas 10,9% das meninas e 8,6% dos meninos, concluindo assim que o número de crianças obesas mundialmente triplicou.
Técnicas de Marketing, por ter suas propagandas transmitidas na televisão, influenciam nos interesses da criançada impondo, assim em seus cotidianos e em seus meios de viver, produtos totalmente industrializados.
Devemos sempre reforçar que a atividade física deve ser executada diariamente que pelo avanço tecnológico e a urbanização vem sendo colocada em segundo plano.
O número de crianças acima do peso na África aumento de 4 milhões em 1990 para 13,5 milhões em 2010,triplicando-se em período de 20 anos com 8,5% da população com menos de cinco anos.
Hoje em dia as crianças ignoram atividades físicas e substituem por jogos eletrônicos, brinquedos, etc.
A pirâmide da alimentação, atualmente está sendo ignorada, por causa do alto consumo de alimentos industrializados. Pizza, salgadinho, bolo, chocolates, etc. Esses alimentos são muito comuns hoje em dia, e apresentam alto teor de gordura. Algumas famílias, por exemplo, não consomem verduras e legumes durante a refeição, que acabam sendo substituídos pelos alimentos gordurosos (que não precisam ser necessariamente industrializados).
A instituição de ensino tem como base formar as pessoas, aderindo o que é ensinado em casa. Porém assim como os pais, a escola influencia na vida das crianças, principalmente na infância. O grande inimigo é a cantina, que oferece alimentos gordurosos, alimentos preferidos das crianças. Para o efeito ser mais rápido, as cantinas oferecem lanches mais saudáveis, como sucos naturais, frutas e salgados assados, apesar de algumas escolas adotarem a forma light, ainda são muito poucas.
A obesidade no Brasil:
Os brasileiros correm risco do índice de obesidade no Brasil chegar a “empatar” ou até mesmo superar os EUA.
Há um