Maciços Rochosos - Caracterização
GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL
Maciços Rochosos: CARACTERIZAÇÃO
Integrantes:
Janaina Oliveira Mota
Jose Tiago Jesus de Souza Teles
Josiene Germano Cardoso Santos
Liliane Silva Batista Vasconcelos
Matheus de Lima Cordeiro
Aracaju-SE
2013
Maciços Rochosos
1. INTRODUÇÃO
A rocha, como o solo, se distingue dos demais materiais de engenharia por sua formação dada por distintos processos naturais, o que normalmente resulta em um material altamente variável em relação a suas diversas propriedades.
Do ponto de vista do seu aproveitamento em engenharia, Maciço Rochoso é um conjunto de blocos de rocha justapostos e articulados. O material que forma os blocos é a matriz do maciço rochoso (Rocha Intacta). As superfícies que limitam os blocos são as descontinuidades.
Em virtude disso, os projetos apoiados ou escavados em rocha devem considerar diversas variáveis, tais como a geologia local, as propriedades da matriz rochosa e das descontinuidades, o estado de tensões in situ e induzidas pela obra, a escala relativa entre a obra e as descontinuidades e o grau de alteração do maciço devido ao intemperismo, condição hidráulica, entre outros.
No que concerne o estudo das propriedades do maciço rochoso, tem-se que a maioria deles é fraturada e o que determina o tipo de propriedade que controla o comportamento da estrutura é a escala relativa entre a obra e as descontinuidades.
De acordo com a relação existente entre as dimensões da obra, o espaçamento das descontinuidades e o tamanho dos blocos do maciço, serão predominantes, em alguns casos, as propriedades da rocha intacta, em outros, as propriedades das descontinuidades e, por fim, as propriedades do maciço rochoso como um todo.
Cada uma destas faixas de comportamento apresenta diferentes propriedades, critérios e modos de ruptura. Por isso, é importante descrever cada uma delas de forma individual.
A rocha intacta é definida em engenharia como a