Diversos
INTRODUÇÃO
No trabalho que segue, iremos abordar as classificações dos rochosos maciços. No decorrer do mesmo, mostraremos que as características desses rochosos diferem de local para local, em função da história geológica da região estudada.
CONCLUSÃO
Ao término deste podemos dizer que as obras, hidráulicas e subterrâneas profundas são as mais visadas como critério para caracterizar-se os maciços rochosos. Estas características compreendem as feições geológicas e os parâmetros geotécnicos. Vimos, dentre esses e outros temas, que a qualidade do maciço baseia-se no estado de alteração e no grau de facturação.
CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS
Um maciço rochoso, é um conjunto de blocos de rocha, justapostos e articulados. O material que forma os blocos constitui a matriz do maciço rochoso, também denominada rocha intacta, e as superfícies que os limitam, as descontinuidades. Os maciços rochosos são essencialmente heterogéneos, anisotrópicos e descontínuos, e a sua complexidade resulta da evolução geológica a que foram submetidos. É a escala da porção do maciço analisado, em relação à obra considerada, que define a validade de se admitir o meio homogéneo ou heterogéneo, isotrópico ou anisotrópico, contínuo ou descontínuo, no âmbito de um estudo qualquer.
Em maciços heterogêneos, maciço rochoso apresenta-se como um meio descontínuo e anisotrópico, composto de dois tipos de elementos: os blocos rochosos e as descontinuidades. Os blocos representam a maior parte do volume com propriedades mecânicas quase iguais às da rocha constituinte e que podem ser determinadas através de ensaios (não destrutivos e destrutivos), sem negligenciar os efeitos de