Machismo
Machismo ou chauvinismo masculino é a crença de que os homens são superiores às mulheres.
“Um comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher”.
A palavra "chauvinista" foi originalmente usada para descrever alguém fanaticamente leal ao seu país, mas a partir do movimento de libertação da mulher, nos anos 60, passou a ser usada para descrever os homens que mantém a crença na inferioridade da mulher, especialmente nos países de língua inglesa.
O Machismo não é equivalente ao feminismo, visto que, o Machismo prega a superioridade masculina e o feminismo busca a equidade entre os dois sexos, tendo como o objetivo medidas que viabilizem essa equidade e a segurança da mulher perante a uma sociedade patriarcal.
* Uma forma de opressão
Chamamos de opressão toda conduta ou ação para transformar as diferenças em desigualdades, de forma que estas sejam utilizadas para beneficiar um determinado grupo em relação a outro. Quando isso se dá entre brancos e negros, chamamos de racismo. Entre homens e mulheres, denominamos machismo.
A opressão se expressa de várias formas. * Na piada que ridiculariza as mulheres por sua condição de mulher: “dirige mal, só podia mesmo ser mulher”. * Na diferença salarial entre homens e mulheres: hoje, em nosso país, uma mulher ganha até 30% menos que um homem. * Na agressão física, verbal ou psicológica. No Brasil, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas.
Mas o machismo não é só fruto de uma conduta individual. É uma ideologia, ou seja, um sistema de idéias falsas que criam uma falsa verdade utilizada pelo sistema para manter a dominação e ampliar a exploração.
A principal idéia é a de que as mulheres são inferiores aos homens e, portanto, não podem assumir determinadas tarefas ou ter determinados comportamentos.
É através dessa ideologia que se naturaliza o fato de que as mulheres são as “rainhas do lar”, têm