Machismo
O machismo é um tipo de violência que discrimina a mulher ou, inclusive, os homens homossexuais. Também se pode falar de machismo contra os chamados metros sexuais ou todo o homem cuja conduta apresenta alguma característica normalmente associada à feminidade.
Ao longo da história, o machismo tem-se refletido em diversos aspectos da vida social, por vezes, de forma direta e, noutras ocasiões, de forma subtil. Durante muitos anos, foi negado à mulher o direito ao voto, por exemplo. Em alguns países, por outro lado, ainda se castiga o adultério da mulher com a pena de morte, ao passo que os homens recebem uma pena menos grave se for infiel à sua esposa.
O machismo não é algo recente.Ele possui raízes que provém da antiga cultura greco-romana.Na época de sua origem,era pouco questionado pelas mulheres,pois as mesmas eram privadas de acesso ao conhecimento e aos estudos,logo não refletiam acerca de sua condição e pouco faziam para mudá-la.A partir da metade do século XX,as mulheres passaram a ter um maior acesso ao conhecimento e aos estudos,inclusive de filosofia.A partir desse maior acesso,as mulheres passaram a reivindicar os seus direitos,e uniram-se e agora buscam seus direitos tanto em casa como no mercado de trabalho.
Debate: “Por que os homens podem sair com todas as mulheres e são considerados ‘mais homens’ e as mulheres que saem com muitos homens são discriminadas, tidas como ‘galinhas’ ou ‘vadias’?” Por que existem ditados populares como: “Homem que é homem não pode chorar.” e “Mulher só serve pra pilotar fogão.” ?
Desde muito tempo, vem sendo criadas “normas de conduta”, tanto para os meninos, quanto para as meninas. Quem nunca ouviu as frases “Homem que é homem não chora”, “menina não joga bola”, “menino não brinca de