M3
Design de Moda
Disciplina: História da Moda
Professor: Professor Renato Riffel
Alunos: Amanda Ribeiro,Fernanda Ekles e Luísa Zimmermann Steffens
Data: Julho de 2015
Estruturas e volumes do vestuário no século XX: La Belle Èpoque
1 INTRODUÇÃO
A história da indumentária nos mostra a complexidade e o detalhamento dos trajes antigos, nos séculos passados, e as estruturas envolventes para a determinada aparência que se queria no período. Desenvolveu-se dois looks, um masculino e um feminino, com o intuito de apontar as formar e detalhes das peças, mas também sua estrutura e composição.
O presente trabalho tem inspiração na Belle Époque, que vai de 1900 a 1914, na França, explica seu contexto histórico com finalidade de compreender seu vestuário, como as pessoas se portavam e acessórios que eram utilizados.
Tendo como objetivo geral entender mais sobre as mudanças da moda ocorridas no período, essencialmente na Belle Époque, quanto a ornamento e estrutura, através de croquis. A pesquisa bibliográfica baseou-se em três autores: Maria Rita Moutinho, John Peacock e HeloisaBarbuy. O trabalhofoiteóricoafim de representar, em forma de croqui, o resultado da pesquisa, realizadonaUnivali, por um grupo de 3 pessoasqueobtiveramsucessoaoobservar e deduzir as características no períodopormeio de seucontextohistórico.
2 TEMA INSPIRACIONAL: LA BELLE ÈPOQUE
A pesquisa é um conjunto de ações que visam à compreensão de um determinado assunto ou fator. Neste capítulo relata-se a pesquisa elaborada a respeito do desenvolvimento da temática: La Belle Èpoque. Produzindo assim embasamento para o andamento do trabalho.
La Belle Èpoque, na França, é o período compreendido entre 1900 a 1914. Tem como principal característica o luxo e a extravagância, resultantes de uma classe enriquecida com a recente revolução industrial no século anterior, a burquesia estava em seu auge. A moda feminina em formas sinuosas e adornada e a masculina severa e