MEMORIAL HIDRAULICA M3
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS
MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO HIDROSSANITÁRIO
DO CENTRO DE EVENTOS
Alunos: Daniele Theiss e Thalita Montanari
Professor: Luís Vinicius M. Porto de Souza
Balneário Camboriú
Dezembro de 2014
1. APRESENTAÇÃO
O presente memorial descritivo refere-se ao projeto hidrossanitário da edificação do Centro de Eventos, localizado na Marginal Oeste da BR – 101, no Bairro Nova Esperança, Balneário Camboriú/SC. O projeto é composto de um restaurante e um pavilhão de eventos. As instalações hidrosanitárias referem-se aos serviços de: água fria, água quente e esgoto.
2. NORMAS TÉCNICAS DE REFERÊNCIA
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
NBR-5626 - Instalação Predial de Água Fria
NBR-8160 - Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário - Projeto e Execução
NBR-7198 - Instalações Prediais de Águas Quentes
3. DESCRIÇÃO DO PROJETO HIDRÁULICO
3.1. ÁGUA FRIA
3.1.1. ALIMENTAÇÃO
A alimentação da água potável a edificação será feita pela EMASA, até o hidrômetro a ser instalado, junto ao alinhamento predial da Rua. A caixa de proteção e cavalete do hidrômetro será executada pelo construtor em alvenaria com as medidas de acordo com o detalhe contido no projeto hidrossanitário.
3.1.2. DISTRIBUIÇÃO
O diâmetro inicial da coluna e suas reduções progressivas foram calculados levando-se em consideração as perdas de carga, vazão de cada aparelho e a possibilidade de uso simultâneo na hora de maior consumo.
3.1.3. SUB-RAMAIS
Os sub-ramais que alimentarão a cozinha nos trechos A-B serão em PVC Ø20mm, trechos B-E em PVC Ø25mm, trechos E-F em PVC Ø32mm e trechos F-L em PVC Ø50mm e as derivações para os aparelhos serão de PVC nas suas respectivas bitolas conforme os trechos. As torneiras serão ligadas diretamente às respectivas esperas.
3.1.4. ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAL – INSTALAÇÕES SANITÁRIAS DE ÁGUA FRIA
Objetivo
Estabelecer as especificações técnicas de