Lúdico
Adriana Dias dos santos
Prof. Ediléia Leitzke Herzog
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 7721) – Trabalho de Graduação
04/06/2007
RESUMO
O presente trabalho tem o intuito de contribuir para reflexão e conscientização da sociedade a respeito da importância do lúdico na Educação, na vida das nossas crianças e no processo ensino-aprendizagem. Onde, o lúdico tem principalmente a função de oportunizar a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo. A ludicidade, vista até então como alguma coisa sem importância no processo de desenvolvimento humano, hoje é estudada como algo fundamental do processo. As atividades lúdicas podem ser um excelente recurso no processo de aprendizagem, pois não há aprendizado sem atividade intelectual e sem prazer.
Palavras-chave: Lúdico; Jogos; Brincadeiras.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o intuito de contribuir para reflexão e conscientização da sociedade a respeito da importância do lúdico na Educação, na vida das nossas crianças e no processo ensino-aprendizagem. Onde, o lúdico tem principalmente a função de oportunizar a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo.
O mesmo vem fundamentar a inserção do lúdico na educação, não somente o brincar pelo brincar, mas o aprender. São nestas atividades que a criança adquire funções cognitivas interligadas como afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras que podem desenvolver-se espontaneamente, ou serem reforçadas através da ajuda de um mediador, que poderá intervir em situações necessárias auxiliando a criança.
O estímulo proporciona o entender a partir das atividades lúdicas e permite ao aluno um melhor aproveitamento do conteúdo aplicado. Sua percepção se dimensionará no momento em que ocorrer entendimento total ou parcial através do