Lógica
Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados.
As falácias que são falhas na argumentação possíveis de serem percebidas são bastante usadas no estudo da lógica, pois auxilia na detecção de verdades e falsidades.
Lógica na Grécia
Na Grécia[->0], duas importantes tradições emergiram. A Lógica estóica[->1] com as suas raízes em Euclides de Megara[->2], um pupilo de Sócrates[->3], e é baseada na lógica proposicional[->4] que talvez foi a mais próxima da lógica moderna. Entretanto, a tradição que sobreviveu para mais tarde influenciar outras culturas foi a lógica aristotélica[->5], o primeiro tratado grego sobre a sistematização da lógica. Na inspeção de Aristóteles[->6] sobre os silogismo há quem diga que existe uma interessante comparação com o esquema de inferência dos indianos e com a menos rígida discussão chinesa.
Através do latim na Europa, e outras línguas mais ao oeste, como árabe[->7] e armênio[->8], a tradição aristotélica[->9] era considerada uma codificação superior das leis do raciocínio[->10]. Somente no século XIX, com o maior familiaridade com a cultura clássica indiana e um conhecimento mais profundo da China é que essa percepção mudou.
LOGICA DA COMPUTAÇÃO
O que é Lógica Computacional?
Computational Logic é um amplo campo interdisciplinar tendo suas raízes teóricas e práticas no campo da inteligência artificial, ciência da computação, lógica e matemática aplicada. De fato, sua amplitude de alcance âncoras no poder e na generalidade da fundamentação lógica baseada em todo o espectro de disciplinas científicas, e em seu uso prático na forma de computador de suporte de ferramentas automatizadas. Como conseqüência, tem suas aplicações em ciência da computação em si, as ciências de engenharia, matemática, ciências