Lógica
01 - INTRODUÇÃO A Lógica é uma ciência com características matemáticas, mas está fortemente ligada à Filosofia. Ela cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar humano. Aristóteles, filósofo grego (384?-322a.C) em sua obra "Órganon", distribuída em oito volumes, foi o seu principal organizador. Através da Lógica pode-se avaliar a validade ou não de raciocínios que têm por base premissas (afirmações supostamente verdadeiras) iniciais. Os exemplos abaixo mostram desenvolvimento de raciocínios lógicos:
Raciocínio I - (1ª premissa) Todo homem é mortal. (2ª premissa) Sócrates é mortal. Conclusão: Sócrates é homem. Raciocínio II- (1ª premissa) Todo homem é mortal. (2ª premissa) Sócrates é homem. Conclusão: Sócrates é mortal. À primeira vista, todos os dois raciocínios parecem verdadeiros. Entretanto, o primeiro é falso, pois: Sócrates pode perfeitamente ser o gatinho da minha vizinha. Já, o segundo raciocínio é universalmente verdadeiro. Quais são as regras para a validação de uma conclusão a partir de afirmações anteriores? Este é um dos principais objetivos deste curso. George Boole (1815-1864), em seu livro "A Análise Matemática da Lógica", estruturou os princípios matemáticos da lógica formal, que, em sua homenagem, foi denominada Álgebra Booleana. No século XX, Claude Shannon aplicou pela primeira vez a álgebra booleana em interruptores, dando origem aos atuais computadores.
Desde 1996, nos editais de concursos já inseriam o "Raciocínio Lógico" em suas provas. Hoje, a maioria dos concursos apresenta questões de Raciocínio Lógico, entre eles os concursos para Auditor-Fiscal e Técnico da Receita Federal, Fiscal do Trabalho, Analista e Técnico de Finanças e Controle, Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunais de Contas Estaduais,