Organização tecnico comercial
Para entender o que foi a Crise Imobiliária nos Estados Unidos é preciso fazer uma breve análise a cerca da Bolha Financeira.
1.1 Bolha Financeira
A bolha financeira é uma falsa reprodução de capital, gerando empréstimos e lucros a partir do que não existe realmente, e por esse engano se faz mais empréstimos ou compromissos com o que não se pode gastar. Um exemplo disso no Brasil é o endividamento das famílias e empresas. “Estamos em uma trajetória de alto risco, com esse endividamento muito grande das famílias, das empresas e do governo. Estamos em trajetória de superendividamento generalizado no país”, alerta Gonçalves.
Com o alto número de dívidas o governo restringiu em partes o acesso a crédito, principalmente no financiamento de carros e casas.
1.2 Crise Imobiliária nos Estados Unidos
A crise imobiliária nos Estados Unidos ocorreu porque a classe media começou a hipotecar suas casas para obtenção de lucros devido ao aumento dos juros investiam esse recurso no mercado das ações. A intenção era ganhar a médio e longo prazo e formar um patrimônio em ações maior do que o valor da hipoteca porem, o início dessa crise ocorreu de fato quando houve a desvalorização dos imóveis, com a queda da procura e aumento do desemprego. Com o prejuízo, essa classe deixou de pagar o valor das hipotecas e pediram o imóvel de volta, levando as empresas financiadoras a terem um enorme prejuízo por não receberem, que por sua vez obtiveram maior prejuízo por dependerem dos consumidores pela prestação de serviços oferecidos. Tentando amenizar esse prejuízo, os investidores começaram a vender suas propriedades e ações. Com isso a oferta se tornou maior que a procura e derrubou o valor da cotação de muitas ações, tornando-se o auge da crise. Muitos investidores também venderam suas ações tentando fugir da desvalorização, o que ocasionou o aumento da crise. A preocupação atual é fazer com que essa bolha não chegue ao Brasil,