Lógica
-Lógica informal é o estudo da argumentação em língua natural . O estudo de falácias é um ramo particularmente importante da lógica informal. Os diálogos de Platão [5] são bons exemplos de lógica informal.
-Lógica formal é o estudo da inferência com conteúdo puramente formal. Uma inferência possui um conteúdo puramente formal se ele pode ser expresso como um caso particular de uma regra totalmente abstrata, isto é, uma regra que não é sobre uma qualquer coisa em particular. As obras de Aristóteles contêm o primeiro estudo formal da lógica. A lógica formal moderna segue e amplia o trabalho de Aristóteles.[6] Em muitas definições de lógica, inferência lógica e inferência com conteúdo puramente formal são a mesma coisa. Isso não esvazia a noção de lógica informal, porque nenhuma lógica formal captura todas as nuances da língua natural.
-Lógica simbólica é o estudo das abstrações simbólicas que capturam as características formais da inferência lógica.
A lógica simbólica é frequentemente dividida em dois ramos: lógica proposicional e a lógica de predicados.
-Lógica matemática é uma extensão da lógica simbólica em outras áreas, em especial para o estudo da teoria dos modelos, teoria da demonstração, teoria dos conjuntos eteoria da recursão. 2 - Que é uma proposição ? Quais seus elementos ? A proposição é a atribuição de um predicado a um sujeito: S é P. O encadeamento dos juízos constitui o raciocínio e este se exprime logicamente através da conexão de proposições; essa conexão chama-se silogismo.
1. substância (por exemplo, homem, Sócrates,