Lógica e Filosofia
Aluno:
Prof.:
Aula 8 – Lógica e Filosofia
Exercício:
O que você entende por lógica formal e lógica informal?
R.: A lógica formal estuda a argumentação cuja validade depende exclusivamente da forma lógica. A lógica informal estuda a argumentação cuja validade não depende unicamente da forma lógica.
“A lógica não tem interesse para a filosofia porque é meramente formal.” Concorda? Porquê?
R.: Não, porque o papel da lógica na filosofia torna-se manifesto quando se compreende que os filósofos procuram, implícita ou explicitamente, bons argumentos para defender as suas ideias. Mas para que um argumento seja bom é necessário que seja válido. E é a lógica que ajuda a determinar se um dado argumento é ou não válido.
“A lógica ocupa-se da validade, mas a filosofia ocupa-se da verdade; logo, a lógica é irrelevante pra a filosofia.” Concorda? Porquê?
R.: Não, Sem esta atitude crítica não há atitude filosófica. Logo, sem lógica não pode haver uma verdadeira atitude filosófica. A lógica permite assumir uma posição crítica perante os problemas, as teorias e os argumentos da filosofia.
“A lógica não é importante para a filosofia. Os filósofos não fazem demonstrações; apresentam idéias inspiradas, visões criativas do mundo.” Concorda? Porquê?
R.: O objectivo do estudo da filosofia não é aprender a repetir acriticamente essas ideias. O objectivo do estudo da filosofia é saber discutir essas ideias. Pois, não é possível discutir as ideias dos filósofos e adotar uma posição crítica sem dispor dos instrumentos lógicos adequados. Pois discutir ideias é considerar os argumentos que se podem avançar a favor dessas ideias e comparar com os argumentos que se podem avançar contra elas. E, como é evidente, para comparar a solidez dos diferentes argumentos, a favor e contra uma dada ideia, é necessário dominar a lógica, formal e informal.