Líquor
Índice
Sistema Nervoso Central (SNC)
Meninges;
Dura-máter;
Aracnoide;
Pia-máter;
Espaços;
Líquor (Líquido Cefalorraquidiano)
Coleta;
Indicação do exame;
Doenças relacionadas ao Líquor;
Aspectos do Líquor;
Riscos;
Punção;
Lombar;
Suboccipital;
Sistema nervoso central (SNC)
Por ser uma estrutura extremamente delicada o SNC possui um elaborado sistema de proteção que consiste em quatro (4) estruturas: crânio, meninges, líquido cerebrospinhal (líquor) e a barreira hematoencefálica.
Meninges
As meninges são o sistema das membranas que revestem e protegem o SNC, medula espinal, tronco encefálico e o encéfalo. A meninge consiste em três membranas conjuntivas: a Dura-máter, a Aracnoide, e a Pia-máter. A função primária das meninges e do líquido cefalorraquidiano é proteger o SNC.
1. Dura-Máter: É a meninge mais superficial, espessa e resistente, formada por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágenas, contendo nervos e vasos. É formada por dois folhetos: um externo e um interno. O folheto externo adere intimamente aos ossos do crânio e se comporta como um periósteo destes ossos, mas sem capacidade osteogênica (nas fraturas cranianas dificulta a formação de um calo ósseo). Em virtude da aderência da dura-máter aos ossos do crânio, não existe, no crânio, um espaço epidural como na medula. No encéfalo, a principal artéria que irriga a dura-máter é a artéria meníngea média, ramo da artéria maxilar.
2. Aracnoide: É uma membrana muito delgada, justaposta à dura-máter, da qual se separa por um espaço virtual, o espaço subdural, contendo uma pequena quantidade de líquido necessário á lubrificação das superfícies de contato das membranas. A aracnoide separa-se da pia-máter pelo espaço subaracnóideo que contem líquor, havendo grande comunicação entre os espaços subaracnóideos do encéfalo e da medula. Considera-se também como pertencendo à aracnoide, as delicadas