Meninges e Líquor
As meninges As meninges são membranas conjuntivas que envolvem o sistema nervos, elas são classificadas em: dura-máter, aracnoide e pia-máter. Como pode ser observado na figura abaixo.
1. Dura-máter:
- Meninge mais superficial, com maior espessura e resistência.
- É composta por tecido conjuntivo repleto de fibras colágenas, contendo nervos e fibras.
- Algumas parte do folheto interno se desprende do folheto externo e formam as chamadas pregas da dura-máter, as principais pregas são: foice do cérebro, diafragma da sela, tenda do cerebelo e foice do cerebelo.
- A dura-máter que envolve a medula espinhal é separada do perióstio das vertebras, originando entre eles o espaço epidural, onde localizam-se as veias, tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo.
- Há uma parte dela que está em contato com a aracnoide, em situações patológicas pode haver o acúmulo de sangue externamente à aracnoide, causando hematomas subdurais, como veremos mais à frente.
2. Aracnóide:
- Meninge composta por uma membrana delgada que se separa da dura-máter por um espaço virtual (espaço subdural) e da pia-máter pelo espaço subaracnóideo que contem líquor.
- Para ter ligações com a pia-máter existem as trabéculas aracnoides, que são fios que lembram teias de aranha, dai o nome aracnoide.
- Dilatações do espaço subaracnóideo formam as cisternas subaracnóideas, onde há uma generosa quantidade de líquor.
- Em alguns pontos há a formação de pequenos “tufos” que penetram a dura-máter, são chamados de granulações aracnoides.
3. Pia-máter:
- Meninge mais interna, tem contato íntimo com a superfície do encéfalo e da medula.
- Mais profundamente a pia-máter