língua portuguesa
A profissão de nutrição foi regulamentada no ano de 1967, quando iniciou -se seu registro profissional. Pois anteriormente a profissão era exercida por profissionais não habilitados,ou seja,já existia a ideia que alimentação saudável era benéfica a saúde,porém os profissionais não tinham a formação necessária.
Nestes 40 anos de profissão muita coisa avançou,pois o curso de Nutrição começou a ser reconhecida como referência em alimentação adequada. Lembro que me que há 15 anos atrás não tínhamos essa preocupação com alimentação saudável.
Ao decorrer destes anos temos uma trajetória no qual se divide em quatro fases,e podemos destacar que esta trajetória se deu pelo Profº Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos em sua obra:O Nutricionista no Brasil.
Essas quatro fases são:
1º Fase :EMERGÊNCIA DA PROFISSÃO 2º Fase: CONSOLIDAÇÃO DA PROFISSÃO
3º Fase: EVOLUÇÃO DA PROFISSÃO 4º Fase: REPRODUÇÃO AMPLIADA
Primeira fase – Da -se a importância do surgimento do primeiro Curso de Nutrição ,no qual foi criado por umas das melhores instituições do Brasil que é a Universidade de São Paulo. Foi a década que a Nutrição foi inserida como uma Profissão institua lizada e incorporada a Sociedade Brasileira,ou seja,entendido como um segmento que traria benefícios a saúde e qualidade de vida.
Segunda Fase – Chamada de Consolidação da profissão, fase que durou 25 anos de (1950 e 1975) anos e foi caracterizada pelo aumento de cursos de Nutrição e áreas de atuação. Foi marcada também pela luta para regulamentação da profissão.
No ano de 1963 houve também as ações nos qual eles lutavam também pela criação dos Conselhos Federal e Regional de Nutrição.
Sendo assim foi apresentado um projeto de lei no Congresso Nacional referindo -se as duas propostas,porém projeto foi suspenso em em 12 de Outubro de 1966, pelo então Presidente da República Humberto de Castelo Branco. Porém o