Língua Indigena
-A língua é um sistema que organiza sons , o sistema fonológico.
-É um sistema que permite a construção de palavras.
-Regras e princípios que permitem construir frases e discursos.
O ser humano sabe usar sua própria língua para expressar pensamentos , emoções e sentimentos , desejos e intenções , sabe usa-la com sucesso para se comunicar satisfatoriamente com os outros , e ate para persuadir, enganar e mentir , sabe usa-lo para construir discursos políticos , criar fazer poesia , narrativas , cantos , rezas , descrições e relatos.
Língua indígena
A língua indígena assim como toda língua são no sentido pleno , termo como qualquer outra língua. A língua indígena não é mais pobre nem mais rica é uma outra variedade linguística e também não é uma língua primitiva , é uma língua que foi moldada com o tempo .
Existem no Brasil cerca de 210 etnias e 170 línguas indígenas ainda faladas e a maioria concentrada na Amazônia . Muitos acham que os índios só se resumem em falar a língua Tupi .
Classificações das línguas indígenas.
Supõe-se que diferentes dialetos se formaram pelo fato de os falantes de uma mesma língua de dividirem em grupos que foram se distanciando para habitar regiões diferentes , o mesmo deve ter acontecido com línguas pertencentes a uma mesma família ou a um mesmo tronco. Todas as línguas indígenas tiveram uma origem comum , dai nasceu uma variedade de dialetos que são falados.
Apurinã, Ashaninka, Baniwa, Baré, Chiquitano, Guajajara, Guarani [Guarani Ñandeva / Guarani Kaiowá / Guarani Mbya], Galibi do Oiapoque, Ingarikó, Kaxinawá, Kubeo, Kulina, Kaingang, Kayapó, Makuxi, Munduruku, Sateré-Mawé, Taurepang, Terena, Ticuna, Timbira, Tukano, Wapixana, Xavante, Yanomami, Ye'kuana , são línguas indígenas e todas elas tem