líderes de opinião
São os que fixam as normas do grupo, tanto por uma posição superior no que se refere a conhecimentos, como pela sua posição laboral, suas atitudes de domínio e reconhecimento público.
Os formadores de opinião são pessoas que tem o poder de influenciar e modificar a opinião de outras pessoas no campo social, moral, cultural, económico, desportivo, alimentar entre outros campos.
De maneira geral, devido à facilidade de acesso aos diversos meios de comunicação através de noticiários, reportagens, blogs, artigos, etc, as pessoas podem colaborar para a formação de opinião de diversas pessoas. É claro que o impacto de uma publicidade ou notícia é diferente e, por esse motivo, é importante refletirmos e ponderar antes de falar ou expor alguma notícia ou publicidade que expõe uma ideia. É importante pensar que o poder de impacto da opinião é muito grande.
Na internet, os formadores de opinião não precisam ser necessariamente pessoas muito famosas, como atores e cantores: eles podem ser blogueiros que transmitem grande credibilidade ao seu público leitor. É importante para o profissional que quer conhecer mais sobre marketing digital saber quais são os influenciadores da internet que combinam com sua empresa e até mesmo entrar em contacto com eles para uma possível parceria. série de razões:
“Naturalmente, as recomendações de algumas pessoas são mais importantes do que as de outras”.
Têm os seus domínios de influência que correspondem, naturalmente, a produtos ou serviços com forte implicação (automóvel, música, desportos, etc.) e sobre os quais «consomem» muita informação.
Difíceis de identificar, os líderes de opinião são, no fim de contas, uma noção que serve mais para analisar problemas do que para os resolver, dada a dificuldade da sua utilização nos planos de media e na criação publicitária.
É mais provável que influa sobre nós a informação verbal que provém de membros dos nossos grupos de referência, que a de anúncios de vendedores. Isto