Léo em um processo de inclusão
Referente a disciplina de Metodologia da investigação cientifica IV.
Neste trabalho foi produzido pelas alunas um livro, onde relata a história de um adolescente chamado Léo e seu processo de inclusão na escola onde ele estudava.
Vamos contar a história de Léo, um garoto com deficiência auditiva que foi matriculado em uma escola pública na cidade de Vitória de Santo Antão onde ninguém conseguia se comunicar com ele, nem mesmo os professores.
Léo ficava na sala de aula sentado, isolado da turma, sem entender o assunto e sem nenhum coleguinha para se divertir no intervalo.
Certo dia a escola recebeu a visita de três estagiarias da UFPE que ao saber da existência de Léo propôs aos professores e a direção da escola a criação de um projeto de inclusão.
Com a implantação do projeto, os professores passaram a fazer uma capacitação onde tinham aulas de LIBRAS e ensinavam alguns sinais a seus alunos para que eles conseguissem se comunicar com Léo.
Depois de algumas aulas os colegas de Léo aprenderam a falar algumas palavras e a interação entre eles começou a surgir.
--oi Léo, tudo bom?
--oi, estou bem e feliz por estar falando com você.
-- que bom, também estou feliz.
Com o desenvolvimento do projeto os professores aprendiam cada vez mais a língua dos sinais e formas variadas de ministrar suas aulas.
Um interprete de LIBRAS foi contratado pela escola para acompanhar Léo durante as aulas e melhorar seu desempenho.
Ao longo do ano letivo mais de 10 alunos foram incluídos na escola graças ao bom desenvolvimento do projeto e a dedicação de todos.
Um dia ao voltar para casa, Léo muito contente conta para sua família que agora ele está