trabalho sobre o livro "o misterio do 5 estrelas"
Se algo devo ter fixado nessa vida, deixado explícito (pelo menos tentei), foi a luta de um escritor, que não veio das camadas privilegiadas da sociedade, para manter seu ideal, apesar de todas as adversidades.
MARCOS REY: PROFISSÃO ESCRITOR
Marcos Rey, mestre do romance urbano e criador hábil de enredos fascinantes; seus personagens singulares e suas histórias vivem infinitamente no imaginário coletivo do cotidiano nas grandes metrópoles. São Paulo foi a capital inspiradora desse escritor de múltiplas mídias e gerações. Sendo desde a infância um inveterado leitor, Marcos acumulou grande cultura literária e sempre viveu da palavra escrita. Publicou toda sua obra em vida – são mais de cinquenta livros entre romances, contos, novelas e ensaios: uma produção intensa e extensa, realizada com a obstinada perícia do artesão em seu ofício.
Ambientados nas décadas de 50 até o fim do século XX, seus livros possuem narrativas fluentes e são temperados de grande humor, ironia e suspense: – a carpintaria de arquitetar a realidade da ficção tão verossímil quanto surpreendente pelos encantos e desencantos da realidade nesses nossos labirintos humanos.
Autor de uma consagrada coleção de títulos infanto-juvenis, romances de aventura e suspense que foram lançados a partir de 1980, e que, desde então, são cults do gênero: esses livros cruzaram a linha do tempo como um fenômeno editorial das duas últimas décadas. São leituras criativas e dinâmicas para o sabor dos jovens leitores, nos últimos 30 anos.
Contexto histórico: O tema das drogas antes de Marcos Rey só se fizera presente na literatura juvenil brasileira no livro Detetives por acaso (1976), de Carlos de Marigny. Apesar de o livro de Marigny não apresentar muito sucesso por algumas razões: uma delas pelo fato de que, em 1976, a abordagem de determinados assuntos, em plena época de ditadura, não permitia um debate mais profundo, o que levaria, anos