Luz e cores
2°A
NOME DAS ALUNAS:
Caroline Virginio
Thayná Dias
SÃO PAULO
2013
ALUNAS: N°:
Caroline Virgínio; 07 Thayná Dias 37
Objetivo:
Aprimorar os conhecimentos sobre Luz e Cores
Trabalho Elaborado Para a Disciplina de: Física
Professor: Jaime
São Paulo
2013
Índice
Tema: Página
Introdução 4
Teorias sobre a natureza da luz 5
Luz visível 6
A Beleza das Cores 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
É comum confundir o conceito de cor usado em artes e o descrito na matéria de física, quando definimos a cor de um corpo estamos falando apenas da luz que ele recebe e é capaz de refletir. Esta reflexão depende exclusivamente dos pigmentos desse corpo, essa é a descrição de uma interação entre a luz e o objeto. A preocupação não é saber qual é a luz que chega no material. Assim, estas duas análises tratam de um mesmo fenômeno, a cor, mas sobre pontos de vista diferentes.
Quando nos perguntamos sobre o que é a luz, estamos na verdade investigando qual é a sua natureza. As duas teorias pareciam explicar igualmente bem todos estes fenômenos, porém havia um ponto de discordância entre elas: a Teoria Corpuscular afirmava que a luz se moveria mais rápido num meio mais denso do que num meio menos denso, sendo que a Teoria Ondulatória sustentava o contrário. Você sabia que no vidro a velocidade da luz é cerca de dois terços menores da que ela apresenta no vácuo?! Veremos isso em nossa pesquisa. Obrigado pela atenção!
| Teorias sobre a natureza da luz |
Temos analisado vários fenômenos que ocorrem com a luz, como a reflexão, a reflexão total, a refração, e a dispersão. Estudando inclusive as imagens que a luz forma de objetos através de lentes que existem nos nossos próprios olhos, permitindo-nos enxergar os objetos e o mundo que nos cerca,