Luz e cores
Pitágoras (582-500 a.C.) A visão é causada exclusivamente por algo emitido pelo olho”.
Aristóteles (384-322a.C.) “A luz é uma espécie de fluído imaterial que chega aos nossos olhos, vindo dos objetos visíveis,através de ondas”
Isaac Newton(1643 1727) Quando a luz passa de um meio material para outro meio ocorrem duas coisas. A primeira é que a velocidade da luz muda. A segunda é que quando a incidência não é oblíqua, a direção de propagação também muda.A passagem da luz de um meio para outro damos o nome de refração.
Albert Einstein (1879 1955) FÓTON é a partícula elementar mediadora da força eletromagnética. O fóton também é o quantum da radiação eletromagnética(incluindo a luz).Em alguns aspectos, um fóton atua como uma partícula, por exemplo quando registrado por um mecanismo sensível a luz como uma câmera.Em outros ocasiões, um fóton se comporta como uma onda,tal quando passa através lente ótica.
Desde a antiguidade filósofos e cientistas se dedicaram para explicar os fenômenos observados com a luz e discutiram sobre a natureza da luz.Entre os antigos gregos, a escola Pitagórica acreditava que todo objeto visual emitia partículas. Já Aristóteles concluiu que a luz era um fenômeno ondulatório.Newton(1672) acreditava na natureza particular (como partícula) da luz, embora no decorrer do tempo tenha manifestado sérias dúvidas a respeito.
Os antigos gregos descobriram que a luz se propaga em linha reta.Heron de Alexandria descobriu em experiências feitas com espelhos, que um feixe de luz refletida volta ao meio com o mesmo ângulo de incidência.O grego Claudius Ptolomy fez uma lista de ângulos de incidência e de refração que podem ter sido anotações de observações da refração na interface ar-água.
Em 1621 um matemático holandês Snell explicou o fenômeno observado quando se coloca um bastão reto dentro da água. Dependendo da inclinação, aparte submersa aparenta ter outra direção. Parece ser um bastão quebrado. Se o bastão é