As reflexões das músicas dos blocos afros e afoxés no cenário do carnaval da bahia
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Colégio Estadual Dorival Passos
Série: 1º ano do Ensino médio – Turno Matutino
Nº de Alunos: 30
Disciplina: Artes/Música
Nº de aulas previstas: 2
Professor: Jorge Luiz Amaro Barbosa
FUNDAMENTAÇÃO ARGUMENTADA DA DISCIPLINA
A música presente na história da humanidade desde os seus primórdios, relata, explica, esclarece e favorece a sua evolução, sua forma de ser, pensar, criar e desenvolver-se dentro do tempo cronológico e cultural. O ensino da Música no Ensino Médio propõe-se principalmente a contribuir com o educando, na construção de sua identidade, bem como conscientizá-los de que estão inseridos em uma sociedade multicultural.
A partir da apreciação de variados gêneros de produção artístico-musical, percepção estética, da interconexão das letras musicais com a realidade atual, dentre outras habilidades, o educando é estimulado a exercitar suas potencialidades, sua socialização, sua expressão corporal, seu pensamento artístico, sua imaginação e sensibilidade.
Desta forma, o ensino da Música é de grande relevância para os jovens, pois sua abordagem amplia a visão em relação à diversidade cultural existente no Brasil e no mundo, relacionado a outros conhecimentos que são indispensáveis para a formação de sua cidadania.
TEMA:
As Reflexões das músicas dos Blocos Afros e Afoxés no cenário do Carnaval da Bahia
INTRODUÇÃO
É notório que a postura advinda dos blocos Afros e Afoxés nos remonta que a história do Brasil e a história da África estão intimamente relacionadas, cabendo ao professor ampliar a discussão sobre, por exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua cultura e não tratá-los como simples mercadoria que enriquecia europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e após a independência política.
Nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão