Diversos
GABRIELA FERNANDA CIPRIANO DE CARVALHO ALVES
LARISSA ANDRADE NEVES
RENATO VIEIRA MARCONDES
A CONTRIBUIÇÃO DA RECREAÇÃO POR MEIO DE JOGOS E DINAMICAS DE GRUPO PARA A TERCEIRA IDADE.
Pesquisa elaborada pelos alunos do 4° N do curso de Psicologia da Universidade de Franca, sob a orientação da Dra. Ana Paula Barbosa.
FRANCA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
I OBJETIVO 03
I.1 JUSTIFICATIVA 03
II REFERENCIAL TEÓRICO 04
III METODOLOGIA 05
III.1 MÉTODO 05
III.2 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 06
III.3 PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS 06
III.4 UNIVERSO PESQUISADO 07
III.5 RELATO DAS ATIVIDADES 09
III.6 ANÁLISE DE DADOS 16
CONCLUSÃO 23
IV REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
IV ANEXOS 25
INTRODUÇÃO
Desde o final do século XX com avanço das pesquisas cientificas desenvolveram-se novas técnicas de tratamento e novos medicamentos para doenças que não tinham cura, proporcionando a população mundial condições favoráveis ao envelhecimento saudável aumentando, então a expectativa de vida dos seres humanos. Com vida mais longa os idosos merecem atenção especial, afinal essa fase da vida não é mais vista como esperada morte e sim uma nova fase em que surgem as limitações físicas, mas que não anulam a possibilidade de ser feliz. Atividades lúdicas como jogos e dinâmicas recreativas podem ter influencias positivas, pois estimulam o sistema nervoso, motor, sensorial além de contribuir para a interação social diminuindo os sofrimentos psicológicos que poder surgir nesse período.
I. OBJETIVO
O objetivo desta pesquisa foi observar a contribuição da recreação dos jogos e dinâmicas de grupo na vida dos idosos institucionalizados
I.1 – JUSTIFICATIVA
Este projeto é relevante para os alunos do 4° semestre de