luz economia
COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
LUZ
ECONOMIA, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO INDUSTRIAL
APUCARANA
2014
1. CONTEXTO HISTÓRICO
A diversificação do trabalho visando à otimização das tarefas e ao aumento do nível de conforto demandou novas formas de utilização de energia, que foram sendo descobertas e aprimoradas, através do desenvolvimento da matemática, da geometria e da engenharia, que proporcionaram a criação de dispositivos mecânicos complexos, empregados ara o aproveitamento da energia contida nos ventos e no vapor.
Ainda na era do vapor surge o carvão mineral empregado na combustão direta para sua produção, sendo considerado o primeiro combustível fóssil usado em larga escala e o início de uma nova era, caracterizada pela revolução industrial, o surgimento do automóvel e a exploração do petróleo.
Juntamente com o petróleo, o domínio do fenômeno eletricidade ampliou o número de usos finais de energia. A energia elétrica é uma forma de energia secundária, obtida a partir de diferentes fontes de energia primárias capaz de entregar aos seus usuários finais energia através de extensas redes de distribuição. Ao longo das últimas décadas, a matriz energética de produção de energia elétrica tem-se diversificado de forma intensiva, como resposta ao aumento dos níveis de consumo. Fatores como a disponibilidade de recursos, interesses comerciais, domínio de tecnologias e a preservação do meio ambiente levaram os países a diferentes escolhas para a composição de suas matrizes.
2. ASPECTOS ECONÔMICOS E POLÍTICOS
Durante as últimas décadas o crescimento populacional, as necessidades de irrigação da agricultura e maiores usos industriais da água, aumentaram o consumo de água. Como este é também o principal combustível de nosso sistema elétrico e não houve um aumento proporcional da capacidade de armazenamento