historia do serviço social
O Serviço Social é uma matéria da ciência social, cujo objeto de estudo são as expressões da questão social, um conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho, e tem caráter interventivo buscando solucionar os problemas sociais relacionados a questão social.
O Serviço Social há décadas vêm se estabelecendo como ciência e deixando de lado todo o contexto conservador em que se originou. Originou- se na Igreja católica enfocando, sobretudo, questões de natureza moral e orientação conservadora.
Mais no Brasil só teve seu reconhecimento absoluto na década de 30, quando desencadeou a intensa industrialização e urbanização, necessitando de uma estratégia que articulasse entre a classe trabalhadora e classe dominante.
Em meio ao capitalismo que se erguia e cada vez mais buscava estratégias para acumulação e fortalecimento de seus ideais pautados na dominação, na opressão e exploração. Cujos desdobramentos eram a acumulação da pobreza e generalização da miséria. Em meio a tanta exploração a classe trabalhadora começou a fazer reivindicações, que demandavam condições de reprodução: alimentação, moradia, saúde, ampliando as bases do reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação social e salarial.
Estava aí o primeiro papel do Serviço Social como profissão auxiliar e subsidiar o Estado no exercício do controle social e na difusão da ideologia da classe dominante entre a classe trabalhadora.
As instituições sociais e assistenciais, na década de 30, eram instrumento de controle social e político dos setores dominados e de manutenção do sistema de produção tanto por seus efeitos econômicos, quanto pela absorção dos conflitos sociais e das relações sociais vigentes.
Na década de 60 aconteceu a expansão da